Serviço de presentes via Facebook chega ao Brasil
São Paulo – Mais uma empreitada da alemã Rocket Internet chega ao Brasil. Depois de trazer o Pinspire, clone da rede americana Pinterest, a empresa lança hoje no país o DropGifts, aplicativo do Facebook que vai permitir a compra de vale-presentes para os amigos cadastrados na rede social.
Em entrevista exclusiva para EXAME.com, Fabio Mondolo, fundador e diretor da DropGifts no Brasil, explicou que a ideia por trás da ferramenta é simplificar a maneira como as pessoas escolhem e dão presentes. Em tempos de correria profissional que muitas vezes tira o tempo livre para ir até uma loja e encontrar o presente de um colega de trabalho, o app entra em jogo para tornar o processo rápido e fácil.
O funcionamento é simples: basta que o usuário faça o login com sua conta do Facebook na página do app e pronto. O DropGifts sincronizará, automaticamente, os contatos da rede social e apresentará uma lista de amigos que estão fazendo aniversário no dia ou próximas semanas.
A sacada é que, através de parcerias firmadas entre a startup e varejistas, ao clicar no nome do amigo que será presenteado, o usuário irá se deparar com uma série de opções de vale-presente que se encaixam no perfil de consumo do aniversariante.
Segundo o diretor, a segmentação, por enquanto, será feita com base no sexo e idade dos amigos. “Mas a intenção é nos aprofundarmos cada vez mais nos interesses expressados pelas pessoas no Facebook”, completa. Uma vez que o vale foi escolhido, o aniversariante receberá um aviso no email e poderá, com o voucher, escolher o seu presente.
Troca do vale
Existem, porém, algumas pegadinhas. A primeira delas é em relação ao procedimento para o resgate do presente. Num primeiro momento, os vales poderão ser trocados através das lojas virtuais das parceiras. Porém, o valor da taxa de entrega pode ser zero, o que não traria transtornos ao presenteado, ou pago. De acordo com o diretor, a política de entrega fica a cargo da varejista, inclusive estipular se a entrega em casa será gratuita ou não.
A segunda delas é em relação aos valores do vale-presente e que vão de 5 a 50 reais. Em algumas lojas, é possível que o presenteado tenha dificuldades em encontrar itens que se encaixem nesse valor. Pensando nisso, esclarece Mondolo, os valores foram estipulados de modo que a aquisição de algum item seja sempre possível. “O vale também pode ser cumulativo”, justifica. Ou seja, outros amigos podem contribuir com vales em uma mesma loja, dando ao aniversariante a chance de adquirir algo mais caro.
No futuro, a DropGifts pretende lançar aplicativos para smartphones, facilitando a aquisição de vales via aparelhos Android e iOS, e que o presenteado possa ir até a loja física da varejista para escolher o seu presente. Outro objetivo é aumentar a carteira de parceiros, que hoje conta com 15 estabelecimentos, como as lojas de artigos esportivos Centauro e Bayard, por exemplo.
É claro que não é só o usuário que ganha com essa equação e facilidade para a compra de presentes. Do lado das varejistas, a estratégia de oferecer vales, através do DropGifts e diretamente nas redes sociais, pode ser eficaz para atingir um público ainda maior, trazendo mais pessoas para dentro da loja.
Empresa
A DropGifts é mais uma investida da Rocket Internet, do clã Samwer, conhecidos por fabricarem clones de startups promissoras e apostar no seu lançamento em vários países, ao mesmo tempo. E parece que desta vez não será diferente.
Primeiro porque, coincidentemente, o DropGifts é muito similar ao sueco Wrapp, lançado em meados do ano passado. Além da similaridade em termos de aparência, a ideia por trás do app escandinavo também é a de aproximar usuários de grandes varejistas, através da compra de vale-presente no Facebook. Em segundo lugar, porque a plataforma está sendo lançada hoje não apenas no Brasil, mas também em outros vinte países.
E assim o mundo ganha mais um aplicativo que promete encurtar caminhos e facilitar a realização de tarefas. Esqueceu-se comprar o presentear do chefe? Não se preocupe, pois agora, como diria o slogan da Apple “there’s an app for that”.