SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas nos resultados orgânicos dos mecanismo de busca, ou seja, quando um usuário digita uma palavra-chave em sites especializados em buscas como Google, Yahoo ou Bing, estima-se que através ações adotatadas, uma (ou várias) das páginas do site, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica.
O termo Search Engine Optimization foi usado pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, onde o objetivo era realizar métodos que fizessem com que um website conseguisse um posicionamento nos resultados de busca melhor do que os concorrentes.
É muito importante não confundir os resultados orgânicos com os resultados patrocinados. Como exemplificado na imagem abaixo, os resultados orgânicos estão marcados na cor verde e os resultados patrocinados estão marcados na cor vermelho.
O SEO surgiu com a evolução da internet e a tecnologia desenvolvida pelos pela nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização do links em uma páginas de resultado de busca era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração dos mecanismos de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.
É importante ressaltar que o SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que um site específico possa ficar em primeiro lugar nos mecânismos de busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca, já que os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são guardado a sete chaves pelos sites especializados em busca. Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas que se resumem em empregar o bom senso na criação de um projeto bem orientado desde o início do mesmo.
Todo trabalho de SEO está relacionado diretamentede com a palavra-chave que é o termo utilizado quando o usuário faz uma pesquisa qualquer em um site de busca. Dependendo da palavra-chave que o usuário digitar, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes.
As medidas adotadas em SEO seguem sempre dois seguimentos distintos: os fatores On-Page e os fatores Off-Page. Pela tradução direta, os fatores On-Page caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos relacionados ao site. Já os fatores Off-page caracterizam-se pelos aspectos externos relacionados ao site.
Entre os principais fatores On-Page, podemos listar:
- Títulos das páginas
- Meta tags
- Heading tags
- Atributo alt em imagens
- Domínio
- URL do arquivo
- Conteúdo
Com relação aos fatores Off-Page, podemos listar:
- Número de links externos
- Qualidade dos links externos
- Texto âncora dos links externos
- Idade de um domínio
É fato que a relação descrita acima não é de forma alguma a galinha dos ovos de ouro é apenas a “ponta do iceberg”, um trabalho profissional de SEO, deve realizar uma engenharia reversa nos mecanismos de busca, testando modificações nas páginas de um site, a fim de detectar possíveis indícios de um novo fator e assim adaptar a estrutura do site a uma nova regra de indexação.
E QUAL A VANTAGEM DO SEO PARA O MEU SITE?
A essência do trabalho de SEO é atrair novos visitantes em potêncial para um site e, com mais visitas, aumentam as chances de conversão de venda, informação atendida, mostrar para o usuário que a sua empresa existe, logo, com um bom trabalho de SEO, você pode aumentar as vendas da sua empresa, número de visualizações de página. Informar, atender através de canais específicos, aumentar a relevância da sua empresa frente a um segmento específico ganhando credibilidade e confiança.
É importante frisar que SEO é um trabalho de médio/longo prazo que visa aumentar a quantidade de visitantes através de confiança dos buscadores. Uma vez feito o trabalho, quando o site aparecer bem nas pesquisas, será por credibilidade.
Aqui na Projeção Web todo o trabalho de SEO faz parte de uma estrutura que começa já na escolha do domínio do seu site, e toda metodologia adotada está inclusa dentro do nosso plano de mensalidade, sem que voce ou a sua empresa não pague nem mais um centavo por esse trabalho. Certamente para nós projeto de sucesso é igual a site bem posicionado nas pesquisas orgânicas, afinal de que adianta ter um site bonito se não é encontrado.
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